Energia limpa, renovável e eficiente com auxílio da termografia.
A termografia é uma ferramenta amplamente conhecida por sua utilização na manutenção de equipamentos eletroeletrônicos, embora seu potencial de aplicação em escala industrial seja, também, muito grande.
Na última década, o investimento na produção de fontes energéticas limpas e renováveis tem aumentado consideravelmente, devido ao aumento da preocupação com agravamento das condições climáticas. Dentre essas fontes de energia limpa, a solar vem ganhando bastante destaque. Essa energia é produzida a partir da captura da radiação solar por placas fotovoltaicas de silício, que então é convertida em energia elétrica.
Mas onde entra a termografia nessa história? Com o passar do tempo, ocorre a degradação desses painéis devido a danos causados por raios, falha de componentes, rachaduras, acúmulo de umidade, sujeira, etc. Isso gera o superaquecimento das placas e o aparecimento pontos de hotspot, que podem ser identificados através do uso da termografia, evitando a perda da eficiência do módulo.
A Predikta está atenta às questões ambientais e, por isso, estamos trabalhando em conjunto com pesquisadores da área energética para desenvolver sistemas termográficos inteligentes de inspeção e manutenção, em tempo real, de células fotovoltaicas. Com o auxílio da termografia, esperamos aumentar a eficiência na produção de energia das usinas fotovoltaicas e reduzir o custo de manutenção.☀️🌱🌍
Fonte: https://www.eprmagazine.com/tech-view/infrared-thermography-on-solar-panels/