10 coisas incríveis que você pode fazer com um sensor térmico

Os sensores térmicos são ferramentas incrivelmente versáteis que podem ser usadas para uma ampla gama de aplicações. Neste texto, citamos 10 coisas incríveis que você pode fazer com um sensor térmico.

1. Detectar perda de energia em edifícios: Um dos usos mais comuns para câmeras térmicas é detectar perda de energia térmica em edifícios. Ao usar uma câmera térmica para escanear as paredes, pisos e tetos de um edifício, você pode identificar facilmente as áreas onde o calor está escapando. Isso pode ajudá-lo a identificar áreas onde é necessário adicionar isolamento, vedar ou fazer outras melhorias para melhorar a eficiência energética. (Predikta já explorando algo nesse sentidos com profissionais da área).

2. Ver as falhas elétricas e placas fotovoltaicas: As câmeras térmicas também são ótimas para encontrar falhas elétricas. Você pode identificar pontos de acesso que podem indicar um problema. A varredura de equipamentos elétricos, como painéis elétricos e outros componentes, com uma câmera térmica pode ajudá-lo a identificar possíveis riscos elétricos antes que se tornem problemas sérios. Isso pode ajudar a evitar incêndios elétricos e garantir que o equipamento esteja funcionando com eficiência. (Predikta iniciando um projeto com engenheiros e pesquisadores da área).

3. Inspecione os sistemas de resfriamento: As câmeras térmicas também são úteis para inspecionar os sistemas de resfriamento. Ao escanear dutos e outros componentes com uma câmera termográfica, você pode identificar áreas onde pode haver vazamentos ou outros problemas. Isso pode ajudá-lo a melhorar o desempenho do seu sistema de resfriamento, levando a uma melhor eficiência energética e custos mais baixos.

4. Inspeções de encanamento: As câmeras térmicas também podem ser usadas em inspeções de encanamento. Eles podem detectar vazamentos em canos e outros componentes, o que pode ajudar a prevenir danos causados pela água e o crescimento de fungos. Isso os torna uma ferramenta essencial para encanadores que desejam garantir que o sistema de encanamento de um edifício esteja funcionando com eficiência.

5. Observação da vida selvagem: As câmeras térmicas também são úteis para encontrar a vida selvagem e descrever diversos processos fisiológicos de animais. Ao digitalizar uma floresta ou outra área natural com uma câmera térmica, você pode identificar áreas onde os animais podem estar escondidos. Isso pode ser especialmente útil para pesquisadores da vida selvagem, conservacionistas e entusiastas do ar livre. Além de observar processos termorregulatórios e fisiológicos jamais descritos. (Os pesquisadores da Predikta já publicaram diversos trabalhos descrevendo processos biológicos na área de fisiologia comparada).

6. Identifique pontos críticos em sistemas mecânicos: As câmeras térmicas são ótimas para identificar pontos de acesso em sistemas mecânicos. Ao escanear motores, motores e outros equipamentos mecânicos com uma câmera térmica, você pode identificar áreas onde pode haver atrito ou outros problemas. Isso pode ajudá-lo a identificar possíveis problemas mecânicos antes que causem danos sérios.

7. Agricultura: As câmeras térmicas também podem ser usadas na agricultura. Eles podem ser usados para detectar o estresse da cultura e outros problemas que podem não ser visíveis a olho nu. Isso pode ajudar os agricultores a identificar problemas no início e tomar as medidas necessárias para resolvê-los. Isso pode melhorar o rendimento das colheitas e reduzir as perdas das colheitas. Ao escanear campos com uma câmera termográfica, você pode identificar áreas onde as plantações podem estar estressadas ou doentes. Isso pode ajudá-lo a identificar possíveis problemas antes que eles se espalhem, levando a maiores rendimentos de colheitas e melhores lucros. (A Predikta já está em pelo menos 3 projetos de aplicação na agricultura #botânica #veterinária).

8. Ciência Forense: Encontrar fontes de calor e associar a busca de organismos vivos desaparecidos ou informações relevantes em uma ela criminal. A temperatura auxilia demais um perito na estimativa do Intervalo Pós-Morte (IPM) e as câmeras térmicas podem auxiliar a obter os dados térmicos além de poder relevar assinaturas térmicas na cena do crime. Além de poder auxiliar a encontrar criminosos escondidos em ambientes ou matas. (A Predikta já realizou e realiza trabalhos na ciência forense)

9. Aplicação na segurança: As câmeras térmicas podem ser usadas para detectar suspeitos no escuro ou em condições de pouca luz. Isso os torna uma excelente ferramenta para capturar imagens de suspeitos ou rastrear seus movimentos. As câmeras térmicas também podem ser usadas para identificar intrusos. Ao escanear uma propriedade com uma câmera térmica, você pode identificar áreas onde pode haver pessoas não autorizadas.

10. Detecte vazamentos de água: Ao escanear paredes, pisos e tetos com uma câmera térmica, você pode identificar áreas onde há umidade. Isso pode ajudá-lo a encontrar vazamentos que podem estar escondidos atrás de paredes ou outros obstáculos e identificar possíveis problemas no telhado.

Citamos 10 curiosidades, porém vale enfatizar que estamos criando uma nova área de aplicação desse espectro do eletromagnético que é seu uso na saúde, tendo em vista que é um método não invasivo e funcional, o qual observa aspectos da fisiologia de forma única e complementa outros exames. Só quem estuda e pesquisa o uso dessa imagem sabe seu potencial e pode discutir a possibilidade de uso e aplicações. A Predikta tem mais de 50 projetos realizados para validar e compartilhar informações na área de biológicas e para os profissionais de saúde. Além disso, buscamos validar a aplicação dos diferentes sensores para possibilitar o acesso de diferentes profissionais a essa tecnologia de alto custo, no qual a Predikta tem como objetivo dar acesso a todos interessados e criar novas soluções com eles.

Aguardem que muita coisa está pro vir!

Anterior
Anterior

Energia limpa, renovável e eficiente com auxílio da termografia. 

Próximo
Próximo

Visão além do alcance: a termografia no tratamento de doenças oftalmológicas.