Inteligência Artificial aliada na pecuária de corte e leite.

Há um crescente uso e grande desenvolvimento nas últimas décadas das biotecnologias nas pecuárias de corte e leite.

O Brasil é um dos maiores entusiastas no uso e aprimoramento das biotecnologias, um exemplo disso é a genômica como uma ferramenta utilíssima na predição de animais com valor genético superior, características essas voltadas ao interesse econômico de seleção e melhoramento genético. Grandes avanços obtidos na genômica justamente com a evolução de tecnologias ligadas à informática e eletrônica que permitiram o acesso  e manipulação de dados para maior desempenho do setor.

Outro aspecto interessante e promissor é a utilização completamente autônoma de imagens termográficas na manutenção da sanidade de rebanhos, facilitação na detecção de possíveis patologias e melhores tomadas de decisão, estas que causam perdas econômicas diárias e são o grande  desafio diário de toda atividade pecuária. Com isso o uso de técnicas de inteligência artificial permitem uma automatização e interpretação mais assertiva dos resultados, ‘’ensinando a máquina’’ a reconhecer padrões específicos para uma possível tomada de decisões .

Nilton Martins Rua Junior

Médico Veterinário, pós graduando em Reprodução e Produção de Bovinos, um entusiasta da pecuária moderna e suas tecnologias.

Anterior
Anterior

Predikta esteve presente no evento de Blockchain RIO Festival.

Próximo
Próximo

Termografia Médica: uma Ferramenta Promissora para Prever Doenças Vasculares e Cerebrovasculares